quinta-feira, 15 de novembro de 2007

MINORIAS RELIGIOSAS NO PAQUISTÃO SE UNEM CONTRA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM FAVOR DA DEMOCRACIA

As minorias religiosas no Paquistão, juntamente com movimentos civis, protestaram contra a declaração do "estado de emergência" no Paquistão. Cristãos e hinduístas foram mobilizados e reivindicam o restabelecimento das liberdades individuais e a garantia dos direitos humanos. Vários cristãos empenhados na luta pelos direitos humanos foram presos e sofreram ameaças.
.
Alguns líderes religiosos assinaram um documento, pedindo ao general Musharraf para que volte a vigorar a Constituição, suspensa com a aplicação do "estado de emergência".
.
O líder político cristão, Julius Salik, tem criticado abertamente a censura dos meios de comunicação e a repressão posta em prática pelo governo. Entre os ativistas presos, estão alguns membros da Comissão de Direitos Humanos do Paquistão que, reunidos em assembléia, foram definidos pela polícia, que considerou a reunião "ilegal". Entre eles há quatro cristãos: dois membros da Comissão "Justiça e Paz", da Conferência Episcopal Paquistanesa e duas integrantes da organização de mulheres cristãs. Os quatro foram libertados poucos dias depois, mas sofreram graves intimidações.