quinta-feira, 21 de maio de 2009

A SEDE DA ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DE APOIO A SURDOS DE MATOSINHOS FOI INAUGURADA PELO DR GUILHERME PINTO PRESIDENTE DA CMMATOSINHOS

A ASAM foi constituída em Novembro de 2007 e é uma associação de solidariedade social cujo objectivo principal é promover a defesa dos direitos e interesses dos surdos, procurando agilizar procedimentos e apoios para facilitar o seu dia-a-dia. Em média, esta Associação apoia cerca de 50 associados surdos.
Com estas novas instalações, a ASASM pretende prestar um maior apoio a portadores desta deficiência, nomeadamente criando centro de dia para idosos; apoiando os jovens na transição entre o fim da escolaridade e o início da vida activa; apoiando pais surdos com filhos ouvintes/falantes em regime de escolaridade, fazendo a ligação de comunicação entre a escola e os pais; proporcionando em regime de voluntariado apoio técnico e jurídico; aproximando a comunidade do concelho à comunidade surda, nomeadamente pelo ensino da linguagem gestual; e criando um grupo de teatro constituído por surdos, um espaço multicultural de partilha de saberes entre idosos e jovens, ateliers de decoração, pintura e gastronomia.
Recorde-se que os cidadãos portadores desta deficiência, pelas suas características, encontram dificuldades diárias de integração na sociedade. A dificuldade em comunicar é uma constante e favorece o isolamento destas pessoas que necessitam de uma atenção acrescida que favoreça a sua integração e minimize os obstáculos diários.