sábado, 23 de maio de 2009

PRÍNCIPE TORTURADOR A CONTAS COM A JUSTIÇA

.
Imagens transmitidas nos EUA provam que Issa, além de príncipe, é um torturador. Depois de anos de impunidade, será finalmente investigado.
Primeiro, aterrorizaram-no com rajadas de metralhadora. Depois, espancaram-no com uma tábua cravejada com um prego. Seguiram-se os choques eléctricos. Para terminar, espalharam-lhe sal nas feridas abertas.
O comerciante afegão Mohammad Poor não esquecerá a tortura a que foi submetido, algures em 2005, pelo Sheik Issa Bin Zayed Al Nayhan - um príncipe do emirado de Abu Dhabi, filho do ex-presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) - e por um grupo de agressores (que incluía um polícia).
Há um mês, as imagens dessa macabra sessão foram transmitidas pelo canal de televisão ABC. Seguiram-se os protestos de várias organizações humanitárias. Até que há dois dias - quatro anos depois do incidente - as autoridades dos EAU anunciaram que vão investigar o caso.
Contactados pelo Expresso, representantes da Amnistia Internacional (AI) nos EUA, congratulam-se com o comunicado, mas pedem que o processo seja independente.