sábado, 17 de novembro de 2007

MILHARES DE NEGROS SAEM À RUA EXIGINDO COMBATE AOS CRIMES RACISTAS

Washington, 16 Nov (Lusa) - Milhares de negros norte-americanos saíram hoje à rua, em Washington, Estados Unidos, para exigir às autoridades federais que combatam os crimes racistas e sejam menos intransigentes face aos deliquentes negros.
O protesto insere-se num movimento de descontentamento de muitos familiares de jovens negros mortos por polícias e perseguidos excessivamente pela Justiça e ocorreu depois de terem aparecido, em diversos locais, cordas de forca, símbolos de segregação e linchamento racial no Sul do país.
"O governo norte-americano deve intervir e proteger os seus cidadãos", declarou o reverendo negro Al Sharpton, líder da luta pelos direitos cívicos, apelando à união.
Pacificamente e debaixo de um vento frio, os manifestantes desfilaram nas ruas da capital, em direcção ao Ministério da Justiça, entoando: "Não há Justiça, Não há Paz".
O movimento de descontentamento formou-se na pequena cidade de Jena, no Estado de Luisiana, atingida por tensões raciais desde o Outono de 2006.
A maior parte dos brancos implicados em actos violentos e intimidações em Jena não foram perseguidos, ao passo que seis jovens estudantes negros que agrediram e feriram ligeiramente um adolescente branco foram presos e considerados culpados de tentativa de homicídio.
No fim de Setembro, uma manifestação de solidariedade com os jovens reuniu 20 mil pessoas na pequena cidade sulista.
De acordo com estatísticas da polícia federal norte-americana, cerca de 4.700 crimes ou delitos racistas registaram-se em 2005 nos EUA, dos quais a maioria - 68 por cento - contra negros.