sexta-feira, 28 de agosto de 2009

IMIGRANTES PROVOCAM DIFERENDO ENTRE IGREJA E ROMA

.
Silvio Berlusconi prepara-se para participar, amanhã, em Áquila, na procissão do Grande Perdão, quando a política do seu Governo para com os imigrantes, e a morte de 70 no mar, está a provocar tensão nas relações com a Santa Sé.
Na madrugada da passada terça-feira, 57 migrantes eritreus - entre eles quatro mulheres - foram salvos por uma vedeta da polícia de alfândega italiana ao largo da ilha de Lampedusa. Esta operação de socorro acontece após a que permitiu recuperar cinco clandestinos, também oriundos da Eritreia, na quinta-feira da semana passada, e que disseram ser sobreviventes de um grupo de 78 pessoas.
A notícia da morte dos 73 imigrantes, em consequência do naufrágio da barcaça ao largo das costas italianas, levou o "ministro" da Santa Sé para a Imigração, monsenhor Antonio Maria Vegliò, a alertar para as responsabilidades políticas de uma tal tragédia.
"Todo o imigrante é uma pessoa humana e, como tal, possui direitos fundamentais inalienáveis que devem ser respeitados por todos e em qualquer situação", disse Vegliò, numa crítica algo velada à nova política de Berlusconi sobre a imigração.