domingo, 19 de julho de 2009

IRÃO EXECUTOU 13 REBELDES SUNITAS ACUSADOS DE ACÇÕES TERRORISTAS

Um grupo de 13 membros do grupo rebelde sunita Jundallah (Soldados de Deus) foi executado ao nascer do dia na prisão iraniana de Zahedan, na província iraniana do Sistão-Baluchistão, região fronteiriça ao Paquistão e Afeganistão. Todos faziam parte do grupo de 14 rebeldes que tinham sido condenados na véspera à pena de morte.

“Após consultas com alguns responsáveis, foi decidido que os enforcamentos ocorreriam dentro da prisão de Zahedan e que a execução de Abdolhamid Righi [o 14º condenado, que é irmão do chefe dos Jundallah, Abdolmalek Righi] será feita nos próximos dias”, precisou o chefe dos serviços de justiça locais, Ebrahim Hamidi, citado pela agência oficial iraniana Irna. Na véspera, as autoridades tinham afirmado que os enforcamentos se fariam “publicamente”.





IRÃO EXECUTA 13 REBELDES SUNITAS

Condenados por ataques terroristas no sudeste do país, 13 sunitas foram executados esta terça-feira no Irão. Os indivíduos eram membros de um grupo de rebeldes, o Jundallah – que significa «Soldados de Deus». A pena ficou por cumprir apenas para um dos condenados, o irmão do líder do grupo.

A Amnistia Internacional diz que os sunitas não tiveram direito a um julgamento justo e apelou da decisão. No entanto, esta posição não impediu a continuação do processo. «Após debates de última hora, as execuções foram efectuadas numa prisão», disse Ebrahim Hamidi, alto representante judiciário na região, à BBC.