sábado, 27 de junho de 2009

GUANTÁNAMO: ADVOGADOS DE EX-DETIDOS VÊM A PORTUGAL

.
Os advogados dos detidos de Guantánamo que têm interesse em vir para Portugal vão estar a partir desta quarta-feira em Lisboa para tratar dos processos de acolhimento, de acordo com o que revelou a secção portuguesa da Amnistia Internacional (AI), citada pela Agência Lusa.
Segundo Pedro Krupenski, director-executivo da secção portuguesa da AI, os oito detidos são de nacionalidade síria e líbia. Contudo, desconhece se neste grupo fazem parte os «dois ou três» ex-detidos no detenção norte-americano que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, referiu que Portugal poderá receber.
De acordo com a organização, foram solicitadas reuniões aos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, aos grupos parlamentares, ao embaixador dos Estados Unidos, ao Conselho Português dos Refugiados e ao xeque David Munir.
Da parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do xeque Munir ainda não houve qualquer resposta. O Ministério da Administração Interna recusou o pedido de reunião e as restantes entidades aceitaram, segundo a AI.