terça-feira, 23 de junho de 2009

AMNISTIA ACUSA KHAMENEI DE AUTORIZAR VIOLÊNCIA NO IRÃO

A Amnistia Internacional está preocupada. Além de ter afirmado que as manifestações de apoio a Mir Hossein Mousavi, o candidato derrotado nas presidenciais iranianas de dia 12, fizeram "uma dezena de mortos", a ONG acusa o Líder Supremo do Irão de dar "luz verde" ao uso da força contra "cidadãos que exprimem a sua opinião". Num raro discurso, Ali Khamenei veio ontem dar o seu apoio ao Presidente Mahmud Ahmadinejad e garantiu que "não vai ceder à pressão da rua".
Na sua primeira intervenção pública desde o início dos protestos por parte da oposição, que todos os dias tem juntado centenas de milhares de pessoas em Teerão, Khamenei dirigiu-se a uma vasta plateia - na qual não faltavam Ahmadinejad, logo na fila da frente - reunida na universidade de Teerão para afirmar: "O povo escolheu quem quer."
E se até agora os manifestantes, apesar de violarem a proibição de desfilarem pelas ruas têm respeitado as indicações para manterem a ordem, Khamenei já ameaçou que a responsabilidade por qualquer incidente violento será de quem está nas ruas. "Os responsáveis políticos com influência sobre o povo deveriam ter cuidado com o seu comportamento, se agem de forma extremista, esse extremismo atingirá o ponto de não retorno. Serão responsáveis pelo sangue, violência e caos", disse a mais alta personalidade do regime dos ayatollahs.