sábado, 27 de junho de 2009

ACTIVISTA IRANIANO GANHA PRÉMIO DE DIREITOS HUMANOS

O jornalista e defensor dos direitos humanos iraniano, Emadeddin Baghi foi galardoado com o Prémio Martin Ennals de 2009.
.
.
.
.
.

Este prémio destaca as formas corajosas de combate às violações dos Direitos Humanos. O vencedor foi descrito pelo presidente do júri do prémio como "um homem excepcionalmente corajoso na defesa dos direitos humanos, apesar das detenções e da fraca saúde".

Emadeddin Baghi (conhecido por Emad Baghi), casado e pai de três filhas, fundou a Sociedade para a Defesa dos Direitos dos Prisioneiros e tem sido um vigoroso opositor da pena de morte no Irão. O seu inventário dos prisioneiros no corredor da morte no Irão tem sido um importante recurso para as Nações Unidas e para outras organizações nacionais e internacionais.
A Amnistia Internacional defendeu já várias vezes Emad Baghi, considerando-o prisioneiro de consciência, uma vez que este passou, no total, quatros anos na prisão ao longo da última década, o que deteriorou o seu estado de saúde.
- Foi preso pela primeira vez em 2000 e condenado a três anos de prisão por "ameaçar a segurança nacional" na sequência dos seus escritos sobre uma série de assassinatos de intelectuais dissidentes no Irão em finais dos anos 90. Foi libertado em 2003, altura em que criou a Sociedade para a Defesa dos Direitos dos Prisioneiros.