domingo, 8 de março de 2009

A MULHER, VÍTIMA SILENCIOSA DA POBREZA E DA INSEGURANÇA - ONG

.
As mulheres são as vítimas silenciosas da pobreza e da insegurança no Iraque, apesar da queda da violência neste país, afirmou a ONG britânica Oxfam num relatório hoje publicado.
"As mulheres são as vítimas esquecidas do Iraque", declarou Jeremy Hobbs, director internacional executivo da ONG, citado no texto, sublinhando "a ausência impressionante na cena pública de uma voz" que fale em seu nome.
"Apesar dos mil milhões de dólares injectados para a reconstrução do Iraque e da recente a melhoria da segurança, um quarto das mulheres interrogadas não tem um acesso diário à água, um terço não pode enviar as suas crianças à escola desde que a guerra começou e mais da metade foi vítima de violência", prosseguiu a Oxfam.
A ONG sublinhou que as mulheres são particularmente afectadas pela falta de serviços sociais, porque um grande número delas se tornou chefe de família após a morte ou rapto do seu marido ou do seu filho.
Segundo a Oxfam, mais de 75 por cento das viúvas, muitas das quais perderam o seu cônjuge nos confrontos, não recebem a pensão a que têm direito.