quinta-feira, 16 de outubro de 2008

AI-ESPANHA IDENTIFICA 16 VOOS DA CIA EM PORTUGAL

Amnistia Internacional. A secção espanhola desta organização não governamental de defesa dos direitos humanos acaba de publicar um relatório em que escalpeliza a actuação das autoridades espanholas no quadro da luta antiterrorista lançada pelos EUA após o 11 de Setembro de 2001
Dezasseis voos alegadamente usados pela CIA para o transporte de detidos no âmbito da luta anti-terrorista escalaram Portugal entre 2002 e 2005, segundo um relatório da secção espanhola da Amnistia Internacional (AI-Espanha) ontem divulgado.
O documento, sob o título "Destinos inconfessáveis, obrigações não cumpridas", centra-se especificamente no papel da "Espanha na 'guerra contra o terror'" desenvolvida pelos EUA após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 - utilizando informações e registos feitos pelas autoridades portuguesas. É nesse contexto que surge, e especificamente na transferência de prisioneiros entre diferentes países e ou para a base norte-americana de Guantanamo (Cuba), que a AI-Espanha surge uma listagem com aeroportos de partida, escala e destino alegadamente usados por aviões ao serviço da CIA onde surge Portugal.