sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

HOLANDESES NÃO VÃO BOICOTAR OLIMPÍADAS

Os atletas holandeses vão à Pequim para participar das olimpíadas na China. O anúncio foi dado em uma coletiva de imprensa sobre os jogos, em Haia, pelo ministro das Relações-Exteriores da Holanda, Maxime Verhagen, e pela presidente do Comitê Olímpico holandês, Erica Terpstra.
.
Na Holanda, em vários setores da sociedade, existem dúvidas sobre a participação dos atletas holandeses nessas olimpíadas chinesas devido aos recordes dos chineses em se tratando da política de direitos humanos.
.
Se dependesse do comediante holandês Eik van Muiswinkel, esta seria uma forte razão para não ir. Para ele, um boicote aos jogos olímpicos chineses causaria mais impacto na política de abuso aos direitos humanos do país. "Não vamos participar de uma festa deste porte em um local, enquanto que em outros pessoas estão sendo torturadas", disse.
.
Este ponto de vista também é defendido pelos grupos que lutam por mais liberdade para o Tibet, atualmente sob o julgo de Pequim; e pelos que defendem o movimento Falun Gong, proibido na China. Para eles, um boicote aos jogos olímpicos seria um sinal mais efetivo às autoridades chinesas.
.
Abuso aos direitos humanos.
O presidente da Anistia Internacional, Eduard Nazarski, fala em um aumento dos abusos aos direitos humanos naquele país. "Dissidentes que fazem perguntas indesejáveis são tirados de circulação e, neste momento, cerca de 500 mil pessoas estão presas sem nenhum processo oficial em andamento", disse ele. Mesmo assim, Nazarski acha que um boicote não melhora nada. A Anistia quer chamar a atenção do mundo para esses abusos aos direitos humanos durante os jogos olímpicos.