sábado, 17 de novembro de 2007

PENA DE MORTE: «MORATÓRIA HISTÓRICA», DIZ AMNISTIA INTERNACIONAL

O porta-voz da Amnistia Internacional Portuguesa considera «histórica» a moratória da aplicação da pena de morte aprovada na ONU, que pela primeira vez contou com o apoio de países de todo o mundo.
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Amnistia Internacional Portuguesa, Vítor Nogueira, considerou hoje um «passo importante» a resolução tomada quinta-feira pela Assembleia-Geral da ONU que exortou à declaração de uma moratória internacional na aplicação da pena de morte.
«Esta é uma moratória histórica: a comunidade internacional recomenda aos estados que não façam execuções», afirmou Vítor Nogueira, apesar de reconhecer que esta é apenas uma «recomendação» e que ainda deverá demorar até se conseguir algo mais definitivo.
No entanto, Vítor Nogueira sublinha os factos que parecem denunciar uma «evolução mundial» no sentido de acabar com a pena de morte: o «voto favorável da Rússia; a abstenção do único estado Europeu que mantém o pena de morte (Bielorrúsia) e a presença de países de todos os continentes e não apenas da Europa, dando um carácter mundial à moratória».