quarta-feira, 21 de novembro de 2007

ONU RECUSA-SE A MUDAR TEXTO SOBRE TORTURA NO BRASIL

A Organização das Nações Unidas (ONU) recusa-se a modificar as conclusões do relatório sobre tortura no Brasil. Hoje, em Genebra, peritos das Nações Unidas se reunirão com representantes do governo brasileiro para tratar da tentativa do Itamaraty de evitar a publicação integral do documento. O Brasil pode vetar a publicação, mas seria o primeiro na América Latina a fazê-lo desde o início dos trabalhos do Comitê contra a Tortura das Nações Unidas.
.
Na semana passada, o Estado revelou que o Brasil tenta bloquear a divulgação de um relatório alertando para a "tortura sistemática" nas prisões do País. O governo já protestou na ONU contra o vazamento das informações para o Estado.
.
O Brasil não aceitou os termos do texto e, pelas regras da ONU, poderia vetar a publicação. Mas a atitude não teria repercussão positiva. Peru e México também foram inspecionados e não se opuseram à divulgação.
.
Na reunião de hoje, os peritos vão alertar o Brasil de que dificilmente o conteúdo do relatório conseguirá permanecer em sigilo por muito tempo, mesmo que o País tente impedir.