segunda-feira, 19 de novembro de 2007

18 ANOS DEPOIS DA CONVENÇÃO DA ONU MILHARES CRIANÇAS CONTINUAM A MORRER DIARIAMENTE POR CAUSAS EVITÁVEIS

Dezoito anos depois do nascimento da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças, cerca de 27 mil menores de cinco anos continuam a morrer por dia devido a causas evitáveis, segundo dados da UNICEF.
.
Terça-feira celebra-se em todo o mundo a data em que foi adoptada a Convenção sobre os Direitos das Crianças pela Assembleia-Geral nas Nações Unidas, um documento ratificado por Portugal a 21 de Setembro de 1990.
.
No dia em que a Convenção celebra 18 anos, a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apela a todos os governos para que coloquem os direitos da criança no topo das suas agendas nacionais, reforçando os sistemas sociais e os enquadramentos legais, e garantindo orçamentos suficientes para esse efeito.
.
A UNICEF está também a apelar à sociedade em geral para que se empenhe a fim de expandir o movimento pelos direitos das crianças mediante a sensibilização continuada para aquilo que ainda está por fazer.
.
De acordo com a UNICEF, a Convenção dos Direitos das Crianças (CDC) veio reforçar e galvanizar uma dinâmica já existente no sentido da educação universal.