quinta-feira, 27 de novembro de 2008

DEFENSORA DOS DIREITOS HUMANOS VENCE BATALHA JUDICIAL NA MALÁSIA

Um juiz decidiu hoje a favor de uma das mais destacadas defensoras dos direitos humanos na Malásia, Irene Fernandez, que em 1995 denunciou as péssimas condições dos centros de detenção de imigrantes estrangeiros.

ONU DENUNCIA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NAS ZONAS DE CONFLITO

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, denunciou nesta segunda-feira o caráter endêmico da violência contra as mulheres nas zonas onde há conflitos armados, assim como a passividade dos Estados para processar e castigar os culpados.
"A violência contra as mulheres continua sendo um grave problema em todo o mundo", protestou Pillay em um comunicado, por ocasião do Dia Internacional pela Eliminaçao da Violência contra as Mulheres, nesta terça-feira.
"Em muitas situações de conflito, esta violência é endêmica e ainda é totalmente desdenhada por todos os protagonistas", acrescentou.
"No leste da República Democrática do Congo, mais do que em qualquer outro lugar do mundo, a situação é a mais grave: milhares de mulheres foram estupradas, espancadas, escravizadas ou assassinadas durante os últimos dez anos sem que ninguém tenha sido castigado", afirmou.


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

CAMPANHA “EU NÃO SOU CÚMPLICE"

A UMAR lança uma campanha dirigida aos homens para se solidarizarem com as vítimas de violência doméstica.
.
A conferência realiza-se dia 19 de Novembro, às 11 horas na Rua do Paraíso nº50, no Porto.


BARACK OBAMA CONFIRMOU VONTADE DE ENCERRAR GUANTANAMO

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou domingo a sua vontade de fechar o centro de detenção de Guantanamo Bay (Cuba), numa entrevista difundida domingo à noite pela cadeia de televisão norte-americana CBS.

domingo, 16 de novembro de 2008

ONU APRESENTA RELATÓRIO SOBRE A POPULAÇÃO MUNDIAL

.
CLICAR PARA OUVIR A NOTICIA

O relatório sobre a situação da população mundial mostra que há violação dos direitos humanos em todas as culturas. O documento foi elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e apresentado, esta manhã, na Assembleia da República.



ONU PEDE FIM DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER

O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) fez um apelo em seu relatório anual, divulgado nesta quarta-feira, pelo avanço dos direitos das mulheres e pelo fim da discriminação contra a população feminina em todo o mundo.
Do um bilhão de habitantes mais pobres do planeta, 60% são mulheres e meninas, destaca o relatório 2008 sobre o estado da população mundial. Dois terços dos 960 milhões de adultos que não saben ler são mulheres, e 70% das crianças que não vão para a escola são meninas, segundo o documento.


FOX CRIME ESTREIA SEGUNDA TEMPORADA DE «MATRIOSHKI»

O canal Fox Crime vai estrear no dia 28 de Novembro, pelas 21:30, a segunda temporada da série «Matrioshki», sobre o tráfico sexual de mulheres em vários países de Europa.
...
«Matrioshki» é uma série com o apoio da Amnistia Internacional. Com a estreia da segunda temporada, a Fox assinala o Dia Internacional para a Eliminação de Violência sobre a Mulher (a 25 de Novembro).

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

OBAMA QUER FECHAR PRISÃO DE GUANTANAMO

Para Obama a prisão de Guantanamo é uma prioridade, avança o jornal "The Washington Post".



ERRADICAR A POBREZA SEM DEMAGOGIAS

Laborinho Lúcio e Henrique Pinto apontam «respeito por cada pessoa individual» e possibilidade efectiva de ajudar
.
“Fala-se de pobreza, mas não se fala dos pobres. Aborda-se a pobreza enquanto categoria e remete-se para o mundo da estatística e não como um conjunto de pessoas que, nascem, vivem e morrem sem nunca terem atingidos as condições humanas. Isto é uma vergonha para todos nós”, frisou Laborinho Lúcio, juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e antigo ministro da Justiça, presente na audição pública «Dar voz aos pobres para erradicar a pobreza».
Laborinho Lúcio afirma que o problema da pobreza em Portugal não se coloca ao nível do enquadramento legal. “Portugal é considerado, mesmo a nível europeu, um dos países com melhores mecanismos legais. O nosso problema está em tornar consequentes as práticas, capacidade de intervenção, avaliações da prática”.



OPOSITORES BIRMANESES CONDENADOS A 65 ANOS DE PRISÃO

Mais de uma dezena de dissidentes birmaneses foram hoje condenados a 65anos de prisão por envolvimento nos protestos pró-democracia que o ano passado abalaram Rangum, anunciou o familiar de um dos condenados. A decisão constitui uma manifestação de poder da Junta Militar, que se comprometeu com a realização de eleições em 2010.Os opositores, incluindo membros do antigo movimento estudantil que liderou os protestos de 1988, foram condenados numa audiência à porta fechada na prisão de Insein, nos arredores da capital birmanesa.Os familiares não foram autorizados a assistir à sessão, ao contrário do que tinha sido prometido pela Junta, e alguns dos advogados de defesa encontram-se detidos há meses por desrespeito ao tribunal, uma situação que leva à existência de informações divergentes.

CANTORA MIRIAM MAKEBA MORRE APÓS SHOW CONTRA MÁFIA E RACISMO

Morreu hoje aos 76 anos a cantora sul-africana Miriam Makeba, vítima de uma parada cardíaca, em Castel Volturno, no sul da Itália, logo após cantar em um show contra o racismo e a máfia.






“FÁBRICA DE BEBÉS” NA NIGÉRIA

A polícia nigeriana descobriu uma maternidade em que cerca de 20 adolescentes eram mantidas presas com o intuito de continuamente darem à luz bebés para venda.
O edifício de dois andares funcionava clandestinamente à noite. O médico responsável da instituição, actualmente em julgamento, atraía jovens mulheres com gravidezes indesejadas, oferecendo-se para ajudá-las a abortar, noticia a agência “France Press”.

RDC: "VIOLAÇÕES GRAVES DOS DIREITOS DO HOMEM" EM KIWANJA - ONU

A ONU revelou sexta-feira que "violações graves dos direitos do Homem" foram cometidas esta semana em Kiwanja, localidade do este da República Democrática do Congo (RDC), onde se confrontaram os rebeldes de Laurent Nkunda e as milícias pró-governamentais.

RACISMO INSTITUCIONAL IMPEDIRIA A ELEIÇÃO DE UM "OBAMA BRITÂNICO"

O "racismo institucional" do sistema político do Reino Unido impediria que um "Barack Obama britânico" pudesse se transformar em primeiro-ministro, disse Trevor Phillips, presidente da Comissão de Igualdade e Direitos Humanos deste país.
Em declarações publicadas hoje pelo jornal "The Times", Phillips disse que o problema não recairia nos eleitores, mas na "maquinaria" política.
"Se Barack Obama tivesse vivido aqui, me surpreenderia muito que, inclusive alguém tão brilhante como ele, pudesse romper o domínio institucional do poder dentro do (governamental) Partido Trabalhista", afirmou Phillips.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

AUDIÇÃO PÚBLICA DA CNJP "DAR VOZ AOS POBRES PARA ERRADICAR A POBREZA"

A Comissão Nacional Justiça e Paz promove, a 8 de Novembro, no Centro Cultural Franciscano, (Largo da Luz, 11 em Carnide-Lisboa), uma audição pública: «Dar voz aos pobres para erradicar a pobreza»
Nas actuais condições de desenvolvimento económico e tecnológico, é intolerável, do ponto de vista ético e democrático, que em Portugal se verifique a persistência de elevado número de pessoas em situações de pobreza. Tal facto não é uma fatalidade. É consequência de uma grave disfunção económica e social.

MENINA DE 13 ANOS MORRE APEDREJADA NA SOMÁLIA

Uma menina de 13 anos foi apedrejada até a morte por adultério na Somália após o seu pai ter dito que ela foi violada por três homens