terça-feira, 30 de novembro de 2010

Portugal iluminado contra a pena de morte - JN

Portugal iluminado contra a pena de morte - JN

Mais de 20 cidades portuguesas vão hoje, terça-feira, iluminar os seus edifícios mais simbólicos num protesto contra a pena de morte.

Por todo o mundo, 1307 cidades de 85 países vão acender velas ou luzes como forma de apelar à abolição da pena de morte.

Promovida em Portugal pela Amnistia Internacional, a iniciativa surgiu pela primeira vez em 2002, por ideia da Comunidade de Santo Egídio, de Itália.

Em Tavira, e com a ajuda dos alunos das escolas Dom Manuel I e Dom Paio Peres Correia, será iluminado o monumento da praça da República e, por volta das 11 horas, serão acendidas 95 velas brancas, uma por cada país que já aboliu a pena de morte.

Já Coruche vai iluminar o seu pelourinho com o grupo de teatro amador Conta Cenas a representar quadros baseados em testemunhos e casos verídicos de modo a sensibilizar a população para o tema.

Grândola vai iluminar o seu monumento memorial ao 25 de Abril e, em Palmela, realiza-se uma vigília nocturna na praça Duque de Palmela, à volta do pelourinho, também com 95 velas brancas acesas.

Inúmeras cidades como Aveiro, Cabeceiras de Basto, Câmara de Lobos, Castro Verde, Esposende, Estremoz, Lajes do Pico, Matosinhos, Marvão, Moimenta da Beira, Moita, Montemor-o-Novo, Povoação, Santarém, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão, Vinhais e Viseu também vão aderir também à iniciativa em nome da vida.

Portugal aboliu a pena de morte na reforma penal de 1867, assumindo, posteriormente, uma posição de vanguarda neste assunto.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CONVITE

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Amnistia Internacional convida-o/a a assistir ao espectáculo, em formato de stand-up comedy, "Somos todos Tolerantes", da autoria de Sofia Bernardo.

domingo, 28 de novembro de 2010

MORTE À PENA DE MORTE

Casas-abrigo sem resposta para vítimas de violência doméstica - JN

Casas-abrigo sem resposta para vítimas de violência doméstica - JN

Catarina fugiu dos maus-tratos na hora errada. Corria risco de vida, mas não havia vagas nas casas-abrigo existentes. Passou quatro meses fechada no quarto de uma pensão a chorar. Sem apoio psicológico, apenas com cama e comida.

Todos os meses, Carla Branco, presidente da Associação de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres (ADDIM) recusa pedidos da Segurança Social para alojar mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.

"Custa-nos muito dizer que não porque sabemos que vão para pensões, onde não têm qualquer apoio, o que as leva a desistir e a regressar ao agressor por falta de alternativas", resume a líder da ADDIM, recordando que só em Agosto foi obrigada a recusar 15 pedidos.

Portugueses aprendem a não discriminar homossexuais - JN

Portugueses aprendem a não discriminar homossexuais - JN

Portugal tem a partir de hoje, sexta-feira, as suas primeiras forças de segurança e serviços da Justiça formados não só para o atendimento de homossexuais, bissexuais ou pessoas transgénero alvo de ódio homofóbico ou transfóbico, como para o combate a este tipo de crime.

No âmbito do projecto europeu "Rastreio e combate aos crimes de ódio contra pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros)", vários formadores ligados ao Ministério da Justiça, Ministério da Administração Interna, Polícia Judiciária, Polícia Judiciária Militar, PSP, GNR e Serviço de Estrangeiros concluíram, hoje, sexta-feira, em Lisboa, uma acção de formação coordenada pelo Instituto Dinamarquês dos Direitos Humanos (IDDH), financiada pela Comissão Europeia e monitorizada pela Ilga Portugal.

China prende activista por usar Twitter - DD

China prende activista por usar Twitter - DD
A activista de direitos humanos chinesa Cheng Jianping foi condenada a passar um ano num campo de trabalho por ter usado o Twitter para ironizar uma onda de protestos anti-japoneses, informaram a Amnistia Internacional e o seu namorado.

APAV lança 2ª edição manual combate ao crime contra mulheres - DD

APAV lança 2ª edição manual combate ao crime contra mulheres - DD
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança na quinta-feira uma segunda edição "revista e aumentada" do Manual Alcipe, uma obra que tem, na última década, prestado informação no combate à violência exercida contra as mulheres.

Alarme à distância liga vítimas à Polícia - JN

Alarme à distância liga vítimas à Polícia - JN
A disponibilização de equipamentos de teleassistência, para reforçar a protecção das vítimas e o alargamento da aplicação das pulseiras electrónicas são algumas das medidas que constam do novo Plano Nacional Contra a Violência Doméstica.

IX MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE DIREITOS HUMANOS

A Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19, em colaboração com o Centro Cultural Olga Cadaval, promove a realização, entre os dias 10 e 12 de Dezembro de 2010, da IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos, com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a necessidade de promoção e defesa dos Direitos Humanos.
Durante três dias serão exibidos documentários, alguns deles inéditos, sobre temas distintos, realizados em diversos países, com o intuito de fornecer uma perspectiva alargadas sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na actualidade.
Para além dos documentários, serão ainda realizadas actividades complementares relacionadas com temas e campanhas da Amnistia Internacional. [Mais informações e programa]

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

APARECE!!

Local: Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos
Hora: quinta-feira, 25 de Novembro de 2010 9:30


CONVITE

No âmbito do projecto “Rotas para a Igualdade e Cidadania contra a Violência”, a Delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa está a promover uma exposição sobre Direito Internacional Humanitário, no sentido de comemorar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher (25 de Novembro). A exposição estará patente no átrio da Câmara Municipal de Matosinhos do dia 19 a 26 de Novembro (das 9 às 17 horas).

O ponto alto desta iniciativa será no dia 25 de Novembro às 17.30 com uma palestra sobre Direito Internacional Humanitário, no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, dinamizada pelo Dr. Felice Dindo (ex-delegado do Comité Internacional da Cruz Vermelha) que com o seu know how na matéria aliado à sua experiência serão sem dúvida uma partilha de conhecimentos muito profícua.

Contamos com a sua presença para dia 25 de Novembro (17.30) para assistir à palestra.