sexta-feira, 28 de março de 2008

ZIMBABUÉ IMPEDE CNN DE COBRIR ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

O Zimbabué proibiu a CNN de cobrir as eleições presidenciais, que decorrem esta semana naquele país africano. A estação de televisão norte-americana já lamentou a decisão do governo, apesar de «conservar a esperança» de poder informar sobre o processo de votação.
«Esperamos que o governo reconsidere esta decisão», anunciou a CNN, que se junta assim ao canal independente sul-africano ETV e os canais britânicos e ITV e Sky, que também viram negado o acesso às eleições do próximo dia 29 de Março.
As limitações informativas juntam-se assim às queixas da Amnistia Internacional (AI), que alertou para a restrição da liberdade de expressão e associação no Zimbabué, antes dos comícios eleitorais, nomeadamente casos de intimidação e violência contra os seguidores dos candidatos da oposição.

PROCURADOR CONDENADO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Relação de Lisboa decretou pena suspensa de três anos e dez meses

O procurador da República Raul Barrios foi esta quarta-feira condenado pela Relação de Lisboa a uma pena suspensa de três anos e dez meses de prisão por crimes de dano, coacção de órgãos constitucionais e violência doméstica contra a ex-companheira, noticia a Agência Lusa.



terça-feira, 25 de março de 2008

RÚSSIA: JORNALISTA ENFORCADO E ESFAQUEADO


Um jornalista da televisão russa foi encontrado morto no seu apartamento em Moscovo na passada sexta-feira com um cinto em torno do pescoço e várias facadas, noticia a CNN.
Horas após o corpo de Ilyas Shurpayev ter sido descoberto, Gadzhi Abashilov, um membro da direcção do canal controlado pelo estado da sua região natal de Dagestan foi morto a tiro por homens não identificados. A polícia procura agora ligações entre as duas mortes.
Foram assassinados mais de uma dúzia de jornalistas desde 2000 e muitos parecem ter-se tornado alvos devido a tentativas de investigar alegações de corrupção. Raramente se abriram processos, incluindo no assassinato de 2006 em Moscovo de Anna Politkovskaya, uma repórter de investigação que foi aclamada por relatar as atrocidades que vitimaram os civis Chechenos durante a
guerra.

A CHAMA OLÍMPICA É SAGRADA, OS DIREITOS HUMANOS TAMBÉM




PROTESTOS NA CERIMÓNIA OLÍMPICA








segunda-feira, 24 de março de 2008

CONDENADO POR PETIÇÃO CONTRA OS JOGOS OLÍMPICOS

Yang Chunlin, chinês de 52 anos que difundiu uma carta aberta através da Internet sob o título «Queremos Direitos Humanos e não os Jogos Olímpicos», foi condenado a cinco anos de prisão.

Antigo trabalhador fabril, Chunlin tinha sido detido pelas autoridades chinesas na província de Heilongjiang em Julho passado, cerca de um ano após ter difundido através da Internet a referida petição, que contou posteriormente com 10 mil assinaturas.A possibilidade de recorrer à condenação agora anunciada está ainda a ser ponderada, mas Chunlin, segundo o anunciado pelo seu advogado, diz pouco acreditar na possibilidade de minimizar a pena por não acreditar na justiça do seu país.
.
.
[clicar na imagem para ler]

PEQUIM 2008: ATLETAS DEVERIAM USAR BRAÇADEIRAS, ALERTANDO PARA A QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS

O francês Romain Mesnil, vice-campeão mundial de salto com vara, defendeu hoje que os atletas deveriam usar braçadeiras verdes nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, chamando a atenção para a questão dos direitos humanos na China.

INTELECTUAIS CHINESES DEFENDEM DIÁLOGO COM DALAI LAMA


Um grupo de intelectuais e dissidentes chineses defendeu o diálogo entre Pequim e o Dalai Lama. Entretanto, o vice-campeão mundial do salto com vara sugeriu o uso pelos atletas de uma braçadeira verde durante os Jogos Olímpicos de Pequim.

sábado, 22 de março de 2008

RECUSA DE DIÁLOGO JUSTIFICA "MEDIDAS DE BOICOTE" AOS JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM - PRESIDENTE PARLAMENTO EUROPEU

O presidente do Parlamento Europeu, Hans Gert Pöttering, defendeu hoje "medidas de boicote" aos Jogos Olímpicos de Pequim caso a China continue a recusar dialogar com o líder espiritual tibetano Dalai Lama.

"Pequim tem de se decidir. É preciso entrar em conversações imediatamente com o Dalai Lama, mas se não houver nenhum sinal de comunicação, eu considero que as medidas de boicote [dos jogos olímpicos] serão justificadas", referiu Pöttering numa entrevista a um jornal alemão.

De acordo com a agência France Press (AFP), que cita o jornal Bild am Sonntag, o presidente do Parlamento Europeu salientou que também ele quer que os jogos aconteçam entre 08 e 24 de Agosto, conforme programado, "mas nunca ao preço do genocídio cultural dos tibetanos".

Pöttering apela assim aos países da União Europeia a falar "a uma só voz" em matéria de defesa dos Direitos Humanos no Tibete.

sexta-feira, 21 de março de 2008

DIREITOS HUMANOS

PRIMEIRA PARTE


SEGUNDA PARTE


DIREITOS HUMANOS



ONU AFIRMA QUE VIOLÊNCIA EM DARFUR É ESTRATÉGIA MILITAR DELIBERADA

A violência contra civis em Darfur, em três ataques executados pelo Exército sudanês nos últimos dois meses, demonstram uma "estratégia militar deliberada", afirma um relatório da ONU.
Os ataques executados em áreas do oeste de Darfur deixaram pelo menos 115 mortos, informam o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e a Força de Manutenção da Paz da ONU e da União Africana em um informe conjunto.
Mais de 30.000 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas em conseqüência da violência.
"A magnitude dos destroços em bens civis, particularmente em objetos indispensáveis para a sobrevivência da população, faz pensar que estas destruições fazem parte de uma estratégia militar deliberada", destaca o relatório.



CHINA RECONHECE EFEITO DOMINÓ NOS PROTESTOS

Pela primeira vez, no que pode ser interpretado como uma primeira vitória para os tibetanos, a China reconhece que os protestos chegaram a outras províncias, nomeadamente às de Sichuan e Gansu. Pequim foi "obrigada" a reconhecer esta realidade depois de, e apesar dos férreos bloqueios à informação, uma televisão canadiana ter mostrado activistas tibetanos em acção nas regiões vizinhas do Tibete.

quinta-feira, 20 de março de 2008

HUMAN RIGHTS WATCH EXIGE ACESSO DE OBSERVADORES AO TIBETE

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) exigiu hoje que o governo da China permita o acesso imediato de observadores independentes aos manifestantes detidos no Tibete por protestarem esta semana em Lhasa.

SUPREMO DOS ESTADOS UNIDOS ANULA PENA DE MORTE DEVIDO A RACISMO NO JULGAMENTO

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos anulou hoje uma condenação à morte de um cidadão afro-americano da Luisiana, porque considerou que a questão da raça teve um papel indevido no caso, em que o júri seleccionado era todo composto por cidadãos brancos.

ANGOLA: PAÍS SEM LEGISLAÇÃO PARA COMBATER TRÁFICO DE SERES HUMANOS

Angola, um país de origem para o tráfico de seres humanos, não possui legislação própria para combater este crime, reconheceu hoje em Luanda um responsável do Ministério do Interior na abertura de um seminário sobre esta temática.

COBERTURA COMPLETA: A REVOLTA NO TIBETE


ler em GLOBO.COM
.

segunda-feira, 17 de março de 2008

AMNISTIA INTERNACIONAL: IRAQUE AINDA É UM DOS PAÍSES MAIS PERIGOSOS DO MUNDO

O Iraque continua sendo um dos países mais perigosos do mundo, cinco anos após a intervenção da coalizão internacional para derrubar Saddam Hussein, de acordo com um relatório de Anistia Internacional (AI) que será divulgado nesta segunda-feira.
"O Iraque ainda é um dos países mais perigosos do mundo", escreveu a organização de defesa dos direitos humanos, com sede em Londres, em um relatório intitulado "Massacre e desespero, o Iraque cinco anos depois".
"Centenas de pessoas são mortas a cada mês no Iraque, um país onde a violência está em todas as partes. Além disso, um número incalculável de vidas são ameaçadas a cada dia pela pobreza, pelos cortes de energia e de abastecimento em água, pelas penúrias de alimentos e de medicamentos e pela violência crescente contra as mulheres e as adolescentes", prosseguiu AI.

domingo, 16 de março de 2008

DALAI LAMA CRITICA 'REGIME DE TERROR' CHINÊS NO TIBETE

O Dalai Lama criticou neste domingo o "regime de terror" imposto pela China ao Tibete, cenário de enfrentamentos que, segundo o governo tibetano no exílio, já deixaram 80 mortos, enquanto autoridades de Pequim prometeram agir com dureza para neutralizar os insurgentes.
O líder espiritual dos budistas tibetanos condenou também "o genocídio cultural" da China e pediu uma investigação internacional sobre os acontecimentos dos últimos dias em Lhasa, capital do Tibete.

OS JOGOS OLÍMPICOS DE BEIJING E O AUMENTO DA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA CHINA




GOVERNO NO EXÍLIO PEDE À ONU ABERTURA DE INQUÉRITO À VIOLÊNCIA

O Governo tibetano no exílio pediu, este sábado, às Nações Unidas a abertura de um inquérito sobre os episódios de violência na capital do Tibete, onde, dizem, já morreram cem pessoas.
«O Parlamento tibetano apela à ONU para que envie, imediatamente, representantes para intervir e investigar a violação dos direitos humanos no Tibete», lê-se num comunicado do governo exilado no Norte da Índia.
Fontes próximas do Dalai Lama recusaram as acusações chinesas, segundo as quais o líder espiritual exilado teria fomentado as manifestações violentas.
Os confrontos já levaram o Tibete a impedir a entrada de turistas estrangeiros no país, sendo que também vários países desaconselharam os seus cidadãos a visitarem a zona nesta altura.



AMNISTIA INTERNACIONAL RECORRE ÀS TECNOLOGIAS PARA ANGARIAR APOIOS

Até à próxima quinta-feira, a Amnistia Internacional Portugal alia-se às novas tecnologias como suporte para a divulgação das causas que defende, apresentando um mural interactivo com o intuito de angariar novos membros e apoiantes. A iniciativa surge no âmbito da Semana da Responsabilidade Social, promovida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, e decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O mural interactivo, cujas medidas são de 2m x 2,2m, tem um ecrã de vídeo de 42 polegadas e outro táctil interactivo de 36 polegadas, onde os utilizadores podem deixar as suas marcas em forma de apelos, petições ou através da subscrição de newsletters.

CIA: AMNISTIA DENUNCIA USO DE UM AEROPORTO IRLANDÊS PARA VOOS SECRETOS

O aeroporto irlandês de Shannon (oeste) foi utilizado pela Agencia de espionagem norte-americana (CIA) para transportar um suposto terrorista até centros de detenção fora dos Estados Unidos, assegurou hoje a Amnistia Internacional (AI).

Segundo a organização de direitos humanos, um avião, alegadamente fretado por uma companhia que serve de cobertura à CIA, descolou do citado aeroporto a 20 de Janeiro de 2004 com destino a Bagdad, onde recolheu o cidadão saudita Khaled al Maqtari para o transportar depois até um centro de detenção no Afeganistão.
O detido relatou à AI que permaneceu isolado numa prisão secreta durante dois anos e meio e que foi submetido a interrogatórios e torturas, apesar de nunca ter sido formalmente acusado.



MAUS TRATOS A IDOSOS EM DEBATE NA EUROPA

A esperança de vida dos europeus não pára de aumentar. Mas, à medida que a população envelhece, o número de pessoas vulneráveis aumenta também. A Comissão Europeia quer abrir o debate sobre os maus tratos aos idosos. Um problema da sociedade e um desafio que é preciso resolver com urgência.


TIBETE/CONFRONTOS: BUDISTAS PORTUGUESES CULPAM INDIFERENÇA DA COMUNIDADE INTERNACIONAL

O presidente da União Budista Portuguesa, Paulo Borges, afirmou à agência Lusa que os confrontos hoje registados no Tibete demonstram "o desespero" do povo tibetano face à indiferença das autoridades locais e da comunidade internacional.


DISCRIMINAÇÃO RACIAL DISCUSSÃO SOBRE RACISMO DEVE EVITAR O RADICALISMO

Em nota recente intitulada “Questão de pele” (Clique aqui para ler) foi publicada a história da condenação da Esmena do Brasil S.A., empresa de origem espanhola, pela prática de discriminação racial contra um ex-funcionário.
De acordo com o relato da vítima, foram-lhe atribuídas alcunhas relacionadas ao tom de sua pele, de cor negra, tais como “escurinho”, “escuridão” e “negrinho”. Ainda segundo o funcionário, o antigo chefe o intimidou em alguns momentos, dizendo que “do portão para dentro, o território é espanhol”.


RELATIVAMENTE À RESTANTE EUROPA PORTUGAL TEM O MENOR NÚMERO DE REFUGIADOS

A presidente do Conselho Português para os Refugiados (CPR), Teresa Tito de Morais Mendes, afirmou esta quinta-feira em Coimbra, que Portugal é o país da Europa que recebe menos refugiados e pedidos de asilo, facto que pode ser explicado com a situação geográfica do país.
No âmbito da conferência de “Refugiados Imigração: Os novos Desafios para os Direitos Humanos”, a presidente revelou que no ano passado, as autoridades portuguesas receberam cerca de 200 pedidos de asilo, dos quais só menos de metade (44 por cento) foram admitidos.